HISTÓRIA

O trompete é muito mais do que um instrumento musical. Na verdade, ele faz parte da história mundial. O homem primitivo descobriu que chifres de animais ou conchas tocados com os lábios franzidos, realizavam sons altos e ressonantes que chegavam a longas distâncias. Por milhares de anos ele desempenhou um papel essencial em quase todas as civilizações do planeta.

trompete-tutor-da-teoria

CONHEÇA O TUTOR DA TEORIA

CLICANDO AQUI!

Muitos desses exemplos citados anteriormente, não foram usados ​​para realizar música como os conhecemos hoje. Normalmente, eles eram usados ​​para fins religiosos e militares, foi o que os historiadores apontaram nos principais escritos religiosos e outros registros históricos. Na época medieval, por exemplo, os trompetistas eram altamente protegidos por unidades militares, pois eram cruciais para transmitir instruções a grandes distâncias. Nos tempos modernos, o clarim ainda é usado por militares, mas principalmente para homenagear seu uso anterior. O ‘design’ de instrumentos, assim como a fabricação de metais, melhorou tremendamente durante a Idade Média e a Renascença, o que tornou esse trompete natural mais adequadas para a criação de música real. No entanto, esses trompetes não tinham válvulas e só podiam produzir uma pequena quantidade de notas. Além disso, mudar a chave significava que você tinha que mudar diferentes tubos na buzina. O pico de popularidade dos trompetes naturais foi durante a área barroca; mas nos últimos anos tem visto um certo ressurgimento.

CURIOSIDADES SOBRE O TROMPETE

Devido à sua quantidade limitada de notas, o uso da trombeta natural começou a diminuir durante o período clássico e romântico. Por volta de 1800 a melhoria no instrumento, como chaves e válvulas, levaram ao seu uso cromático. Seguindo sua capacidade de tocar qualquer nota necessária ao compositor, ele resgatou seu lugar de direito como instrumento musical dominante.

NO SÉCULO XX

Durante o século XX, o conceito de “Música Pop” surgiu e, embora a música popular sempre tenha existido garantidamente, essa área de gravações de som significava que as músicas poderiam se tornar “sucessos” ao atingir muitas pessoas em simultâneo. No início, muitos instrumentos não eram bem traduzidos para fita. No entanto, o trompete provou ser uma exceção e rapidamente se tornou um dos favoritos, graças ao seu som claro e focado. Virtuosos como Louis Armstrong trouxeram o trompete para a vanguarda da música popular durante a década de 1930 e sua popularidade continuou por décadas, de Dizzy Gillespie a Miles Davis.

CURSO DE TEORIA MUSICAL

O trompete tem se firmado ao longo da história, e hoje pode ser ouvido em todas as categorias de estilos musicais, do ‘rock’ ao clássico. Lembre-se de que seu trompete é muito mais do que um instrumento musical. É um toque de clarim para a humanidade há séculos.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO!