HISTÓRIA

O Trombone é um instrumento musical de sopro, um dos mais completos da musicalidade, repertório e impacto sonoro, um tubo bem grande e dobrado com um bocal grande, pertencente à família dos metais. 

A palavra Trombone é derivada da palavra italiana tromba, acrescida do sufixo one, que seria um grande trompete. 

Esse instrumento de personalidade, possui sem dúvidas o timbre mais belo entre seus primos metais. Na sua família estão: contrabaixo, baixo, barítono, tenor, contralto e soprano. Ele é mais grave que o trompete e mais agudo que a tuba.  

trombone-tutor-da-teoria-tocando

CONHEÇA O TUTOR DA TEORIA

CLICANDO AQUI!

Assim como todos os instrumentos de sopro, o Trombone nasceu de troncos ocos e chifres de animais. No início era produzir sons com fins religiosos, festivos, guerreiros ou somente estéticos.  Surgiu no século XV, entre 1410 e 1430. Até onde se sabe, os primeiros construtores de trombones foram os ‘flamencos’, os quais realizavam instrumentos de sopro para a corte de Borgonha.   Alguns instrumentos vieram primeiro e influenciaram o trombone, como a corneta ou trombeta, que era um dos principais instrumentos do Egito Antigo.  Sua estética era um pouco diferente do trombone atual eles tinham pequenas campanas em formato de funil, e a partir do século XVIII que foram se alargando mais. 

CURIOSIDADES SOBRE O TROMBONE

O QUE VEM QUANDO COMPRA?

Dentro da case do Trombone, que geralmente já conta com alças para ser mais fácil transporte, você encontra basicamente… 

Uma das diferenças entre alguns modelos, é o jeito como você controla o ar que sopra dentro dele. Alguns possuem uma vara que desliza para trás e para frente, já outros têm pistões, e o som também varia um pouco. 

CURSO DE TEORIA MUSICAL

PARTES DO TROMBONE
partes-do-trombone-tutor-da-teoria
  • 1 — CURVA DE AFINAÇÃO

  • 2 — BOCAL

  • 3 — CAMPANA

  • 4 — CHAVE DE ESCAPE DE ÁGUA

  • 5 — VARA PRINCIPAL

  • 6 — SEGUNDO BRAÇO DA VARA

  • 7 — PRIMEIRO BRAÇO DA VARA

  • 8 — ROSCA DE ENCAIXE DA VARA

Sobre o corpo principal do instrumento, é bem simples, basicamente um longo tubo de três segmentos e que possui uma das extremidades o bocal e na outra campânula. Mesmo possuindo seus contras é um instrumento que vale a pena investir em aprender, pois, é aquele clássico que não sai de moda. 

COMPARTILHE ESSE ARTIGO!