COMO INCLUIR O ESTUDO MUSICAL NA SUA ROTINA?
Se você está iniciando no ramo da música e quer saber como encaixar o estudo musical na sua rotina, seja você criança, adulto, universitário, aposentado, enfim, independentemente da sua faixa etária e ritmo de vida, está no lugar certo, confira nossas dicas abaixo.
CONHEÇA O TUTOR DA TEORIA
CLICANDO AQUI!APROVEITE AS BRECHAS NO TEMPO
Embora seja importante separar um tempo fixo para estudar, até para seu cérebro entender que isso é um hábito, com a vida corrida enfrentada pela maioria das pessoas, não espere ter horas e horas seguidas para estudar, como uma tarde inteira livre.
Acabou sua aula ou reunião 40 minutos mais cedo que o previsto? Pega seu material e estuda. Até mesmo a ida aos locais pode ser aproveitada, como ouvir um Podcast sobre um assunto musical dentro do seu cronograma de estudos, enquanto vai para o trabalho, enquanto vai para o curso de inglês, para a casa de algum parente, em filas de banco/supermercado. Da para aproveitar e ver aulas ou rever suas anotações em consultórios médicos enquanto espera sua vez chegar.
AULAS/MENTORIAS ONLINE
Ir fisicamente até uma escola de música pode ser difícil, por isso os meios de aprendizado como tutorias digitais são uma ótima opção. Geralmente você consegue escolher o dia e horário que não atrapalhe o restante da sua rotina, como ir à escola de manhã, e realizar a aula ‘online’ após o almoço, no conforto da sua casa.
Para quem não tem dinheiro para investir, pode aproveitar os materiais gratuitos da internet, presente nos blogs, ebooks, canais do YouTube, Instagram, etc. Separe um dia apenas para organizar seu cronograma, que dia irá estudar qual conteúdo, pois quando você contrata um serviço esse cronograma já vem pronto, mas depois de planejado seus estudos, aí é só mandar bala.
ESTUDANDO SOZINHO
Se você estuda por conta, tenha um cronômetro em mãos para ter uma média de tempo que deve estudar, para não acabar estudando 20 minutos em um dia e 1 hora em outro, mas sim manter uma constância de quase sempre o mesmo tempo.
Estabeleça metas. Quando se define o que deve ser realizado no dia, qual será seu resultado na semana, o que será desenvolvido até um mês, aonde se chegará em meses e assim por diante, é muito mais fácil persistir na caminhada. Não é nada bom, acordar e definir aleatoriamente o que será estudado no dia. Já vá dormir com o pensamento amanhã estudarei tal instrumento, aprenderei x música, etc. Conhece aquela famosa frase, se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve?
INCERTEZAS
Esteja aberto a possibilidades. Digamos que você começou estudando a história da música e decidiu aprender a tocar piano. Fez 2 semanas de estudos sobre, mas viu que não é exatamente seu gosto.
Não tenha medo em experimentar outros instrumentos, até encontrar aquele que toca de fato seu coração, assim como cantar, às vezes o artista começa cantando sertanejo, mas depois descobre que prefere cantar MPB, por exemplo.
DICA EXTRA
No final do dia, após ter estudado 30 minutos antes de ir ao trabalho, 40 minutos na hora de almoço e 20 minutos depois do fim do expediente, é interessante relembrar seu repertório, aquelas músicas que você já sabe, é uma forma de se sentir confiante e relaxar. Você pode estabelecer o hábito de tocar uma música por dia antes de dormir, por exemplo.
Depois de todas essas dicas chegaram o momento de você incluir o estudo musical na sua rotina, afinal não tem mais desculpas. Com organização tudo é possível, até mesmo sair da sua zona de conforto.
Deixe o seu comentário