HISTÓRIA

O Clarinete é relativamente novo entre os instrumentos de sopro. Costuma-se dizer que foi inventado pelo fabricante de instrumentos Johann Christoph Denner em Nuremberg, Alemanha, no início do século XVIII. Um instrumento semelhante ao o Chalumeau, que já existia na época.

No entanto, embora o Chalumeau soasse bem nos registros mais graves, o clarinete ostentava uma rica qualidade de som nos registros graves e agudos. O nome clarinete originalmente significa “pequena trombeta”.

clarinete-tutor-da-teoria-mulher

CONHEÇA O TUTOR DA TEORIA

CLICANDO AQUI!

O clarinete tomou forma sob as mãos de Johann Christoph e seu filho Jacob. Eles adicionaram duas chaves incluindo a chave de registo inovadora, que aumentou o alcance do chalumeau em mais de duas oitavas. Eles também melhoraram a boquilha e realçaram a forma do sino. O registro inferior do clarinete ainda é conhecido como “registro chalumeau”.

Seguindo seu exemplo, seu filho Jacob e outros fabricantes de instrumentos da época, começaram a produzir clarinetes com duas tonalidades e um diâmetro maior. O sino cilíndrico do chalumeau foi substituído por um que se alargou, e o tubo do clarinete recebeu seu característico protuberância em forma de barril abaixo do bocal.

CURIOSIDADES SOBRE O CLARINETE

OUTROS APRIMORAMENTOS

Com o tempo, o clarinete teve adição de mais teclas que melhoraram ainda mais o alcance, bem como almofadas herméticas que melhoraram seu desempenho. Em 1812, Iwan Muller criou uma categoria de teclado coberto com couro ou pele de bexiga de peixe. Isso foi uma grande melhoria em relação às almofadas de feltro usadas, que vazavam ar. Com essa melhoria, os fabricantes descobriram ser possível aumentar o número de furos e chaves no instrumento.

Em 1843, o clarinete evoluiu, ainda mais quando o músico francês Hyacinthe Klose  adaptou o sistema de teclas de flauta de Boehm, para se adequar ao clarinete. O sistema Boehm adicionou uma série de anéis e eixos que tornavam o dedilhado mais fácil, o que ajudou muito devido à ampla gama tonal do instrumento.

CURSO DE TEORIA MUSICAL

Portanto, o clarinete é um dos instrumentos mais versáteis na atuação musical moderna, e suas partes estão incluídas em peças de orquestra clássica, composições de banda de orquestra e peças de “jazz”. É feito em várias diferentes tonalidades, incluindo si bemol, mi bemol e lá, e não é incomum que grandes orquestras tenham todas às três. Às vezes até é ouvido na música rock. Sly and the Family Stone, Beatles, Pink Floyd, Aerosmith, Tom Waits e Radiohead são apenas alguns de que incluíram o clarinete nas gravações.

O clarinete moderno entrou em seu período mais famoso durante a era do “jazz” das big band dos anos 1940. Sua ampla gama e versatilidade tonal o tornam uma ferramenta divertida para compositores e arranjadores adicionarem como cor ou o instrumento apresentado.

O clarinete também é um instrumento valioso para jovens iniciantes porque as habilidades desenvolvidas ao aprendê-lo podem ser transferidas para a maioria dos outros instrumentos de sopro. Hoje, o clarinete continua a ver um interesse duradouro de músicos e compositores.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO!